Blog

Jaleco, cuidado com ele!

O jaleco é muito importante e deve ser usado da forma correta, caso contrário, pode oferecer diversos riscos à saúde do trabalhador. Sejam médicos, enfermeiras, fisioterapeutas ou esteticistas, todos os trabalhadores da área de saúde e beleza precisam atentar-se a cuidados especiais.

Você usa corretamente seu jaleco?

Primeiramente, sua atenção deve ser direcionada ao comprimento. O seu jaleco deve ir até um pouco a cima dos joelhos e as mangas devem ter os tamanhos adequados, nem grandes, nem curtas, na medida! Mangas grandes podem causar incômodos e mangas curtas ou levantadas podem oferecer risco a sua saúde.

Se possível, também são indicados elásticos nos pulsos do jaleco, para garantir ainda mais. Em relação aos botões, estes devem ser totalmente fechados, do primeiro ao último, sem exceções. Assim, seu corpo e suas roupas ficarão protegidos contra respingos, secreções ou sangue, dependendo do procedimento realizado. Uma dica muito importante é sempre contar com mais de um jaleco, para evitar imprevistos e ter sempre um reserva.

Um erro muito comum é a utilização do jaleco fora da área de trabalho, é um perigo para a sua saúde e às pessoas que estão ao seu redor. O uso deve ser feito apenas durante o atendimento e no ambiente propício, já que bactérias e contaminações podem ser transmitidas no contato com pessoas ou com objetos de uso comum.

A lavagem do jaleco deve ser realizada por lavanderias especializadas, mas caso não seja possível, é necessário ter atenção com alguns pontos:

  • O primeiro cuidado é com o transporte até sua casa: jamais coloque o jaleco usado com outros limpos, ou dentro da bolsa ou mochila, ele deve ser sempre carregado em uma sacola separada.
  • O processo de lavagem deve ser exclusivo e nunca deve ser feito com outras roupas.
  • Antes da lavagem, deixe-o de molho em água sanitária por uma hora, lavando-o com sabão, podendo incluir alguns removedores de manchas e branqueadores.
  • Após a lavagem, deixe de molho mais alguns minutos, dessa vez em água com álcool.
  • Após os procedimentos de lavagem, você deve secar, passar e armazenar em um local exclusivo.

O jaleco é mais que um uniforme. Deve ser usado sempre que necessário e lembre-se, usando-o corretamente, você evita contaminações e riscos a sua valiosa saúde!

Comentários